IMEN - Instituto de Medicina Nuclear

Busca no site

Informações: 0800 643 7035

Agendamento: 3216 6900

Alameda dos Buritis, nº 600, Centro - Goiânia - Goiás

Mapa da Localização

Fale Conosco

Cafeina x Estrogeno

01/02/2012

Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde, juntamente com outras instituições, lançaram uma linha de estudo no American Journal of Clinical Nutrition, afirmando que as mulheres asiáticas têm níveis mais altos de estrogênio ao beber 200 miligramas ou mais de cafeína por dia.

Trata-se de duas xícaras de café. Por outro lado, as mulheres brancas que beberam a mesma quantidade tendem a ter níveis mais baixos de estrogênio do que aqueles que não bebiam esta quantidade de cafeína. O estudo diz ainda que as mulheres Afro-americanas que beberam igual tanto como ambas as mulheres asiáticas e as mulheres brancas também apresentaram níveis mais altos de estrogênio, mas as estatísticas não poderia confirmar se este foi o suficiente para passar.

Sua pesquisa foi de analisar as mulheres que estavam bebendo refrigerante ou com cafeína, café, chá verde ou chá preto. Café parecia fazer mais diferença nos níveis de estrogênio de todas as mulheres. Refrigerante e chá verde, no entanto, foram mostrados por produzir estrogênio elevado em mulheres asiáticas, brancas e Afro americanas.

Nenhum dos níveis de estrogênio das mulheres que foram observados não modificou o padrão de menstruação.

Enrique Schisterman, Ph.D, da Divisão de Epidemiologia, Estatística e Investigação de Prevenção na Eunice Kennedy Shriver National Institue de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD), NIH Institute disse:

Os resultados indicam que o consumo de cafeína entre mulheres em idade fértil influencia os níveis de estrogênio. A Curto prazo, essas variações nos níveis de estrogênio entre os diferentes grupos não parece ter qualquer efeito pronunciado.

Sabemos que as variações nos níveis de estrogênio estão associadas a doenças como a endometriose, osteoporose e cancer de mama e ovário.
Porque o consumo de cafeína a longo prazo tem o potencial de influenciar os níveis de estrogênio durante um longo período de tempo, faz sentido levar o consumo de cafeína em conta na concepção de estudos para entender esses transtornos.


Os autores revelaram que 89% das mulheres adultas entre 18 e 34 anos de idade bebem em média 1,5 xícaras de café por dia.

Os pesquisadores coletaram dados em mais de 250 mulheres entre 18 e 44 anos, de 2005 a 2007. Bebiam uma média de 90 miligramas de cafeína por dia - um pouco mais do que o equivalente a uma xícara de valor do café.

Os participantes vieram para a clínica de uma a três vezes por semana durante dois de seus ciclos menstruais. Os pesquisadores reuniram dados sobre o que haviam comido nas últimas 24 horas, bem como detalhes sobre suas horas de sono, tabagismo, exercício e outros padrões de vida. Seus níveis de estrogênio também foram medidos.

Em um resumo na revista, os autores concluíram:

=>> O consumo moderado de cafeína foi associado com redução da concentração de estradiol entre as mulheres brancas, enquanto refrigerante com cafeína e ingestão de chá verde foram associados com aumento das concentrações de estradiol entre todas as raças. Mais pesquisas são garantidos sobre a associação entre a cafeína e as bebidas com cafeína e hormônios reprodutivos e se estas relações diferem pela raça.

Congressos Medicos, 2012
Endereço: Alameda dos Buritis, nº 600, Centro. Goiânia - Goiás

Desenvolvido por WLIB Soluções para Internet