Nutrientes revelados por biomarcadores podem retardar Alzheimer
29/12/2011
Nutrientes podem retardar alterações cerebrais ligadas à doença de Alzheimer
Um estudo de idosos descobre que aqueles cujas dietas eram ricas em certos nutrientes essenciais foram menos propensos a ter atrofia cerebral ssociadas a doença de Alzheimer e mais propensos a pontuação melhor em testes de desempenho mental.
Os pesquisadores publicaram um artigo sobre como eles chegaram a essas conclusões na edição de 28 de dezembro on-line de Neurology.
O Dr. Gene Bowman dos Departamentos de Neurologia e da Saúde Pública da Oregon Health & Science University, em Portland, e membro da Academia Americana de Neurologia e seus colegas descrevem três conjuntos de resultados:
-Idosos com dietas ricas em várias vitaminas ou ácidos graxos ômega 3 eram menos propensos a ter a atrofia temporoparietal posterior do cérebro que normalmente acompanha a doença de Alzheimer do que as pessoas cujas dietas eram baixos nesses nutrientes.
- Aqueles cujas dietas eram ricas em ácidos graxos ômega 3 e vitaminas C, D, E e vitaminas do complexo B também foram mais propensos a pontuação melhor em testes de capacidade mental do que aqueles cujas dietas eram baixos nesses nutrientes.
-Aqueles cujas dietas eram ricas em gorduras trans eram mais propensos a ter atrofia do cérebro e realizar menosscores em testes de pensamento e de memória do que aqueles cujas dietas eram pobres em gorduras trans.
Os ácidos graxos ômega-3 são essenciais para a saúde humana, mas o corpo não pode produzi-los.
Esses são encontrados principalmente em peixes, também uma fonte essencial de vitamina D; algumas plantas e óleos de nozes são também boas fontes de ácidos graxos ômega 3, que também são chamados de ácidos graxos poliinsaturados (PUFAs).
Vitaminas B e antioxidantes C e E são encontradas principalmente em frutas e vegetais, com exceção de B12, que vem principalmente de produtos de origem animal, ainda que também está presente em cereais matinais fortificados.
As gorduras trans são encontradas principalmente em fast food, embalados, fritos e congelados, assados e na margarina.
O estudo foi o primeiro a medir vários marcadores biológicos de nutrientes no sangue como uma forma de examinar as ligações entre dieta e de memória, pensamento e do volume do cérebro.
Até agora, outros estudos têm apenas examinados um ou dois nutrientes de cada vez, ou usaram dados de questionários dieta.
Para o estudo, Bowman e seus colegas recrutaram 104 pessoas idosas de idade média de 87 que tinha poucos fatores de risco para a memória prejudicada e pensar.
A partir de testes participantes no sangue os pesquisadores mediram 30 diferentes biomarcadores de nutrientes.
Todos os participantes também fizeram testes de memória e do pensamento, enquanto 42 deles também foram submetidos a exames de ressonância magnética que mediu o seu volume cerebral.
Os resultados mostraram que, em geral os participantes tinham dietas saudáveis , mas 25% faltaram em vitamina D e 7% eram deficientes em vitamina B12.
Bowman disse à imprensa que os resultados mostraram uma quantidade significativa da variação no volume do cérebro e os escores nos testes de raciocínio e de memória estavam ligadas a níveis de biomarcadores nutrientes.
Nos testes de raciocínio e memória, os níveis de nutrientes responsáveis por 17% da variação nos escores, enquanto 46% da variação foi amarrado a outros fatores, como idade, número de anos de educação e pressão arterial.
Para o volume do cérebro, os níveis de nutrientes responsáveis eram de 37% da variação.
Bowman disse:
"Estes resultados precisam ser confirmados, mas, obviamente, é muito emocionante pensar que as pessoas poderiam parar de encolher seus cérebros , ajustando sua dieta."
Co-autor Dr Maret Traber, um investigador principal com o Instituto Linus Pauling de Oregon State University disseram que suas descobertas são baseadas em pessoas comuns comendo uma dieta média americana:
"As vitaminas e os nutrientes que você começa ao comer uma grande variedade de frutas, legumes e peixe pode ser medido em biomarcadores de sangue."
"Eu sou um crente firme que estes nutrientes têm um potencial muito forte para proteger o seu cérebro e fazê-lo funcionar melhor", disse ela, acrescentando que ninguém ", considerando uma resolução de Ano Novo está na melhor fase para melhorar sua dieta, isso certamente dar-lhes um motivo a mais para comer mais frutas e legumes " em 2012.
Apoiadores da pesquisaFundos do National Institutes of Health, National Institute on Aging e Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa e do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA, Portland VA Medical Center.
Creditos: Medical News
Congressos Medicos