IMEN - Instituto de Medicina Nuclear

Busca no site

Informações: 0800 643 7035

Agendamento: 3216 6900

Alameda dos Buritis, nº 600, Centro - Goiânia - Goiás

Mapa da Localização

Fale Conosco

O efeito benefico do Vinho vem dos polifenois ou do alcool?

19/01/2012


Este estudo de Chiva-Blanch G et al, acaba de ser publicado no American Journal of Clinical Nutrition, incluiu 67 voluntários do sexo masculino na Espanha, que foram considerados de "alto risco" de doença cardiovascular, com base em aumento do IMC, tabagismo, diabetes , hipertensão ou outros fatores de risco. Cerca de metade dos indivíduos estavam a tomar inibidores da ECA, estatinas, aspirina e / ou hipoglicemiantes orais, portanto, os resultados deste estudo podem ser especialmente relevantes para os pacientes do mundo real.

Os principais resultados do estudo foram que tanto o etanol e compostos não-alcoólicas no vinho tinto tem efeitos potencialmente proteção que podem reduzir o risco de doença vascular. Especificamente, os autores concluem que "o conteúdo fenólico do vinho tinto podem modular as moléculas de adesão de leucócitos, enquanto que tanto o etanol e polifenóis do vinho tinto podem modular solúveis mediadores inflamatórios em pacientes com risco elevado de doença cardiovascular."

Comentários específicos sobre o estudo: A maioria dos críticos considera que este é um estudo bem-feito, abrangente. Como um crítico comentou: "Este é um excelente papel Os resultados indicam fortemente um efeito de polifenóis do vinho sobre a inflamação (em termos amplos e modernos), e este é exatamente o que esperar dos efeitos bioquímica e nutricional de frutas e legumes O efeito.. de etanol, por outro lado, provavelmente se encaixa um mecanismo hormético, onde doses baixas regularmente fornecidos são de proteção, enquanto altas doses em um único tiro estão piorando a progressão da doença. "

Outro revisor Fórum comentou:.. "Este é um artigo muito interessante que vai um caminho para responder à pergunta se é o álcool ou polifenóis do vinho tinto que conferem benefícios à saúde O estudo foi bem conduzido e controlado, com análises muito detalhadas


Outro crítico do Fórum:
Este é um estudo bem conduzido, e acrescenta ao nosso entendimento dos potenciais benefícios cardiovasculares do álcool e dos compostos não-alcoólicos de bebidas alcoólicas
No entanto, neste estudo mais de metade dos indivíduos sao de alto risco com medicamentos consumidos de conhecidos efeitos anti-inflamatórios, o que poderia ser um fator de confusão.


Os principais resultados do estudo foram que tanto o etanol e compostos não-alcoólicas no vinho tinto tem efeitos potencialmente de proteção que podem reduzir o risco de doença vascular.
Especificamente, os autores concluem que -- >o conteúdo fenólico do vinho tinto pode modular as moléculas de adesão de leucócitos, enquanto que tanto o etanol e polifenóis do vinho tinto podem mediador reacoes inflamatórios em pacientes com risco elevado de doença cardiovascular.
Assim, este estudo fornece novas evidências importantes da redução do risco de doença cardiovascular entre os bebedores de vinho tinto observada na maioria dos estudos epidemiológicos .

congressos medicos, 2012
Endereço: Alameda dos Buritis, nº 600, Centro. Goiânia - Goiás

Desenvolvido por WLIB Soluções para Internet