QUIMIOTERAPIA X JEJUM
10/02/2012
O Jejum foi tão eficaz quanto a quimioterapia em retardar o crescimento de tumores em ratinhos e aumentou a eficácia da quimioterapia sobre o melanoma, glioma, e outros tipos de tumores . E o jejum mais quimioterapia, mas nenhum tratamento por conta própria, resultou na sobrevivência a longo prazo- livre de câncer, em ratos com neuroblastoma, de acordo com um estudo publicado na quarta-feira( ultimo dia 8 ) na revista Science Translational Medicine.
No entanto, o autor sênior Valter Longo, da University of South California (USC) em Los Angeles, disse à imprensa que apenas um ensaio clínico com duração de vários anos será capaz de mostrar se os seres humanos são susceptíveis de se beneficiar
do mesmo tratamento.
[neg] O estudo mostra que cinco dos oito tipos de câncer em camundongos responderam ao jejum por si só: ele retardou o crescimento e propagação e de tumores.[/neg]
[neg]Quando as células normais são carentes de nutrientes, eles entram em um estado dormente, um pouco como a hibernação. Mas o que Longo e seus colegas descobriram foi que as células cancerosas não fazer isso[/neg]: em vez disso, tenta fazer novas proteínas e fazer outras coisas para continuar a crescer e se dividir.
Eles viram o que Longo descreve como uma "cascata de eventos" que resulta em danos dos radicais livres que destroem as células cancerosas por quebrar seu DNA.
Talvez uma maneira de vencer as células cancerosas não é tentar e encontrar uma droga que, seletivamente, destruí-los, mas para "confundi-los, gerando ambientes extremos, como o jejum que apenas as células normais podem responder rapidamente", disse Longo.
Ele também advertiu que, por enquanto, porque não sei se essa abordagem é eficaz em seres humanos, deve ser "fora de limites para os pacientes". Mas isso não significa que os pacientes não devem ir ao seu oncologista e perguntar: "O que sobre o jejum com a quimioterapia ou sem, se a quimioterapia não foi recomendado ou consideradas"
Ele também adverte que o jejum pode não ser seguro para alguns pacientes, por exemplo, aqueles que já perderam peso, ou que têm outros fatores de risco como diabetes. O jejum pode reduzir a pressão arterial e causar dores de cabeça.
Os fundos do National Institutes of Health, a Fundação Bakewell, a Fundação V for Cancer Research, o Norris Cancer Center, da Associação Italiana de Pesquisa do Câncer e da Fundação para Pesquisa do Câncer italiano ajudaram a bancar o estudo.
Congressos Medicos, 2012
credito Medical News